seja bem vindo!

domingo, 27 de novembro de 2011

Sugestões de atividades - Livro: Mamãe, você me ama?


1. HORA DO CONTO:

Procedimento: A docente deverá narrar a história “Mamãe, você me ama?”. Poderá utilizar algum complemento para melhor interação com o grupo, como o livro, um flanelógrafo, lâminas, um varal didático.
A turma também poderá estar sentada em círculo, para melhor vizualização de imagens.           

Recursos: O livro, flanelógrafo, lâminas ou varal didático.


2. VOCABULÁRIOS:

Procedimento: Como o livro traz vocábulos novos utilizados no Alasca, é importante trabalhá-los com os discentes. Então após a contação de história, seria interessante ocorrer um diálogo sobre esses termos, além de outros que podem surgir de dúvidas dos alunos.
Recursos: Não há.

3. INTERPRETAÇÃO
Procedimento: A professora levará para a turma perguntas de interpretação referentes à história narrada, essas perguntas podem ser feitas no caderno, em alguma folha ou em conjunto.
Alguns exemplos de perguntas:
·      Que tipo de sentimentos aparecem na história? Cite alguns.
·       A mãe conseguiu realmente responder às indagações da filha? Justifique.
·      Que conclusão a menina pode ter após ouvir as respostas da mãe?
Recursos: Caso seja utilizado, folhas com as perguntas.

4. DESENHO
Procedimento: Na história, as personagens são mãe e filha. Os discentes, então, terão a tarefa de criar um desenho deles (individualmente) com alguém que ama muito, podendo ser mãe, pai, avó, avô, tia, tio, padrinho, irmã(o), etc.
Após todos terem finalizado, seria interessante ocorrer uma breve apresentação desses desenhos.
Recursos: Folhas de desenho.

5. PRODUÇÃO TEXTUAL (POEMA)
Procedimento: Uma parte da história traz algumas ações da filha que deixariam a mãe brava. A tarefa dos discentes é criar um poema relacionado à alguma ação realizada por eles que deixa seus pais zangados, além disso, deverão trazer também uma solução ao problema.
Recursos: Folhas pautadas.

6. QUADRO COMPARATIVO
Procedimento: A docente oferecerá revistas ao alunos a fim de que eles procurem imagens que representem diversos sentimentos e ações (boas ou ruins). Em seguida, será elaborado um quadro comparativo utilizando essas figuras.
Recursos: Revistas e cartolina.

7. IMAGEM E AÇÃO
Procedimento: A professora deverá elaborar jogos no estilo Imagem e Ação, porém, relacionados ao conteúdo trabalhado, trazendo sentimentos que poderão ser expressados em mímica, assim como ações.
Em aula, a professora poderá dividir a turma em grupos, explicar as regras do jogo e iniciá-lo. É importante que ela circule pela sala, a fim de observar a forma como os discentes jogam.
Recursos: Jogo Imagem e Ação adaptado.

Nenhum comentário: